Siga esses 4 passos simples para marcar uma consulta em nossa plataforma

Digite seu endereço no banner ao lado

Digite seu endereço ou bairro no banner fixo ao lado

Confira a lista de profissionais mais bem avaliados em sua região

Confira a lista de profissionais mais bem avaliados em sua região

Mostramos a agenda dos profissionais com dias e horários disponíveis

Mostramos a agenda dos profissionais com dias e horários disponíveis

Agende sua consulta em um clique

Agende sua consulta em um clique hoje mesmo com o Consulta Ideal

Encontre o dentista mais perto de você agora mesmo!

Assim que digitar seu CEP, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Confira os benefícios de marcar uma consulta em nossa plataforma

Agendamento mais rápido

Agendamentos mais rápidos sem complicação

Encontre os melhores profissionais em um só lugar

Encontre os melhores profissionais em um só lugar

Facilidade e rapidez no atendimento

Facilidade e rapidez no atendimento

ENCONTRAR CLÍNICAS
clínica de ortopedia
clínica de ortopedia

clínica de ortopedia

Procurar clínica de ortopedia ajuda a corrigir problemas de estrutura facial

Algumas pessoas podem apresentar desajustes faciais nos ossos do maxilar, na musculatura e desalinhamentos nos dentes. Para corrigir essas disfunções, existe uma especialidade chamada Ortopedia Funcional. Pacientes que apresentem problemas nessa alçada devem procurar clínica de ortopedia, que pode oferecer tratamento inclusive para pessoas que fazem respiração bucal, algo que pode comprometer a saúde.

O que é a ortopedia funcional?

A ortopedia facial ou funcional, oferecida em clínica de ortopedia, é a área da saúde que trata dos problemas que envolvem má formação facial e outras disfunções como a síndrome da articulação temporomandibular (ATM). Pacientes que sentem dores na face, no maxilar, ou ao mastigar devem procurar uma clínica de ortopedia para avaliar a situação, fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Alguns dos procedimentos que podem ser realizados nesta especialidade em clínica de ortopedia são:

  • Pequenos desgastes nos dentes;

  • Ajustes com resina;

  • Uso de aparelhos ortopédicos;

  • Tratamento muscular com fonoaudiólogo.

Os desgastes feitos nos dentes em uma boa clínica de ortopedia ajudam a evitar o contato exaustivo entre eles, algo que pode causar danos. Outra ação que pode ser feita preventivamente em clínica de ortopedia é a colocação de resina para guiar os dentes no caminho certo. O tratamento muscular feito pelo profissional de fonoaudiologia pode ser essencial para garantir que o paciente tenha eficiência na fala e na mastigação, complementando o trabalho do dentista e do profissional da clínica de ortopedia.

A ortopedia facial traz efeitos mais satisfatórios com o início do tratamento no período da adolescência, por volta dos 12 a 13 anos de idade, que é uma fase de crescimento da face para um melhor acompanhamento e prevenção de danos futuros. Adultos que não tenham tido acompanhamento durante a adolescência, podem fazer tratamento em clínica de ortopedia facial, mas devem ter a ciência de o tratamento pode ser mais demorado e não conseguir alcançar resultados tão expressivos.

Alguns dos problemas envolvendo musculatura facial e má formação óssea que podem levar o paciente a precisar de uma clínica de ortopedia podem ser desencadeados por hábitos pouco saudáveis cultivados principalmente na infância, como uso de mamadeiras e chupetas ou chupar os dedos. Outra coisa que pode ajudar na saúde da criança como um todo é a amamentação natural. O movimento de sucção ajuda a estimular a musculatura bucal. Outra medida que ajuda nesse sentido é a oferta de alimentação mais dura a partir da idade recomendada. A trituração dos alimentos é saudável e ajuda com o desgaste natural dos dentes.

O acompanhamento dos problemas da face em uma clínica de ortopedia garantem a crianças e adolescentes uma qualidade de vida muito maior pois, proporciona melhorias na mastigação e na digestão, uma vez que os alimentos são corretamente triturados na boca, facilitando todo o processo e um melhor aproveitamento dos nutrientes, o que melhora a saúde no geral. A respiração também pode melhorar, evitando problemas como ronco e apneia, evitando o retorno à clínica de ortopedia ao fim do tratamento.

Respiração incorreta pode ser fator de risco

Antes de consultar uma clínica de ortopedia, muitas pessoas pensam que os desalinhamentos musculares e dos dentes podem ocorrer apenas pelo uso de chupetas, mas existe um outro fator que pode gerar problemas nesta alçada: a respiração pela boca. A respiração regular é feita pela inspiração do oxigênio pelo nariz e devolução do gás carbônico o ambiente pela boca. Ao sugar o ar pela boca, a pessoa pode desencadear problemas faciais e nos dentes, gerando a necessidade de consultar uma clínica de ortopedia. Entre os problemas mais comuns relacionados à respiração bucal estão:

  • Mordida cruzada;

  • Mordida aberta;

  • Crescimento irregular dos dentes;

  • Crescimento incorreto da mandíbula.

As pessoas que fazem respiração bucal, devido aos hábitos adquiridos na infância como uso de chupetas e mamadeiras, podem causar problemas que precisarão ser resolvidos em clínica de ortopedia. Um dos casos comuns é a síndrome do respirador bucal, chamada também de síndrome da face longa. Em uma clínica de ortopedia facial, o paciente pode realizar tratamentos que poderão auxiliar com a expansão da maxila, o aumento do espaço para a língua, e a correção da posição da dentição. Com a correção desses problemas em uma clínica de ortopedia facial, o paciente poderá recuperar a função respiratória nasal e consequentemente sua qualidade de vida. O tratamento pode ser, ainda, integrado a especialidades como:

  • Fonoaudiólogo;

  • Alergista;

  • Ortodontista;

  • Pediatra;

  • Fisioterapeuta.

Como os problemas causados pela respiração bucal podem afetar uma série de funções do paciente, como fala, mastigação, as próprias funções respiratórias, o ideal é que o paciente não procure apenas clínica de ortopedia facial, mas também avaliações com as especialidades mencionadas, visando, assim, uma recuperação total das funções do paciente. Caso não haja danos extensos em outras áreas, ao menos o tratamento de ortopedia facial, feito em uma clínica de ortopedia e a ortodontia devem ser feitos de forma integrada.

Os aparelhos usados em uma clínica de ortopedia facial podem ser divididos pelo tempo de seu efeito sobre o rosto, promovendo expansão rápida ou lenta da maxila. Dentre os aparelhos que fazem uma expansão rápida estão o HAAS, um aparelho com fixação por quatro bandas laterais, que são os dispositivos que se afixam aos dentes, garantindo sustentação do aparelho à boca do paciente. Ele é indicado para uso em pacientes de dentição permanente. Outro aparelho usado em clínica de ortopedia é o HIRAX, um modelo mais simples que o anterior pois, sua estrutura é apenas metálica. Ele é mais fácil de higienizar e menos incômodo ao paciente.

Ainda no quesito aparelho de expansão rápida da maxila usada em clínica de ortopedia facial, é possível encontrar o aparelho McNamara, que visa fazer a correção da oclusão dentária. Também é indicado para dentição permanente. Sua fixação é feita por cimentação nos dentes posteriores com um suporte de acrílico. Por fim, o último método de expansão rápida usada em clínica de ortopedia é a técnica de Marinho.

Os aparelhos de expansão lenta da maxila usada em clínica de ortopedia incluem a quadrihélice, um aparato fixo ativo, que é constituído de duas bandas para fixação nos molares superiores. Esse aparelho encontrado em clínica de ortopedia é indicado para dentição decídua ou seja, dentes de leite, logo, é um aparelho destinado ao tratamento de ortopedia facial infantil.

Existem, ainda, as planas, um aparelho que tem por objetivo estimular músculos que não foram devidamente estimulados. Esse é um aparelho encontrado em clínica de ortopedia que auxilia muito no tratamento da articulação temporomandibular, também conhecida como síndrome da ATM. As planas são compostas de parte superior e inferior, com grampos. A desvantagem deste aparelho está na redução do espaço para a língua durante o tratamento, o que pode prejudicar a reeducação deste membro.

Outra técnica utilizada em clínica de ortopedia é a técnica de Maurício, que é um aparelho usado para remodelação óssea alveolar. Ele é usado para tratar hábitos de sucção do paciente, promovendo realinhamento dental e lingual. O aparelho tem um parafuso posicionado junto aos pré-molares. Sua colocação envolve a encapsulação dos dentes posteriores para fixação.

São várias as alternativas de tratamento para quem possui problemas trazidos por uma respiração bucal inadequada, estimulada por hábitos pouco saudáveis, como sucção de chupetas e mamadeiras na primeira infância. A melhor maneira de evitar a respiração bucal é evitando esse tipo de hábito prejudicial, além de estimular a amamentação natural. Se isso não tiver sido possível e os problemas já tiverem se manifestado, a melhor alternativa é procurar uma clínica de ortopedia facial para reabilitar o paciente por meio dos aparelhos mencionados. Conforme explicitado, muitas vezes, a solução está em um tratamento complexo, envolvendo diversas especialidades da área da saúde.

Ortodontia x Ortopedia facial

Muitas vezes, as especialidades de ortodontia e ortopedia facial são confundidas, principalmente devido à falta de diferenciação entre elas quando uma pessoa pesquisa sobre o assunto. A ortopedia facial é a especialidade que cuida dos problemas relacionados à parte óssea e muscular da face humana em clínica de ortopedia. Já a ortodontia cuida das questões envolvendo os dentes.

clínica de ortopediaA ortodontia faz uso de aparelhos fixos para promover o alinhamento dos dentes. Já a ortopedia funcional, cujo tratamento é feito em clínica de ortopedia, usa aparelhos móveis que exercem pouca pressão sobre os ossos e músculos da face. O objetivo da ortopedia facial é, na verdade, estimular nervos e músculos a se posicionarem corretamente com pequenas intervenções. Os tratamentos não são dissociados, é possível fazê-los de maneira integrada, com um ortodontista cuidando da parte dental e um especialista em ortopedia facial cuidando da parte relacionada à face. Uma clínica de ortopedia e ortodontia pode oferecer esse atendimento integrado.

Síndrome da ATM

Um dos problemas que pode levar uma pessoa a procurar clínica de ortopedia com mais frequência é conhecida como síndrome da ATM. A articulação temporomandibular é aquela que controla o movimento da mandíbula, responsável pela abertura e fechamento da boca. Essa articulação também liga o maxilar ao crânio. A disfunção da ATM ocorre quando a pessoa sente dor ao fazer atos rotineiros como falar e mastigar.

Além da dor, característica mais comum da disfunção de ATM, que costuma levar os pacientes a procurarem por um dentista ou clínica de ortopedia, também podem ocorrer travamentos no pescoço e na mandíbula, além de inchaços na face. As causas para o desenvolvimento da ATM são diversas e podem estar ligadas desde fatores emocionais, como ansiedade e situações de estresse, que podem levar a pessoa a apertar muito os dentes, sem perceber, exercendo uma pressão constante que acaba por afetar a articulação.

O tratamento da ATM depende da causa do problema, que será identificada quando o paciente com dores chegar à clínica de ortopedia. Se a causa do problema for motivada por fatores emocionais, o paciente precisa unir ao tratamento da ATM consultas com o terapeuta. Para diminuir os sintomas físicos, o profissional da clínica de ortopedia poderá indicar, por exemplo, o uso de placas para aliviar o impacto na articulação, além de fisioterapia e técnicas de relaxamento muscular. O tratamento da dor é feito com medicamentos para relaxamento muscular, anti-inflamatórios e até antibióticos receitados na clínica de ortopedia.

Além da síndrome, também pode ocorrer o deslocamento da ATM, outra causa que pode levar a pessoa a procurar clínica de ortopedia. A parte arredondada da articulação chamado côndilo se desloca quando a boca se abre, voltando ao lugar quando se fecha. No entanto, às vezes, essa parte se desloca muito e não retorna ao lugar que deveria, causando o deslocamento da ATM. O sintoma mais comum é a dificuldade de fechamento da boca, devido ao travamento da articulação. Ao sentir esse desconforto, o paciente já deve procurar uma clínica de ortopedia.

Ao chegar à clínica de ortopedia, o dentista fará um exame clínico, observando a posição da mandíbula, e os outros sintomas relatados pelo paciente, como dor na região. Um raio-x é capaz de confirmar o diagnóstico inicial, de modo que o dentista da clínica de ortopedia pode iniciar o tratamento do problema. Caso o paciente chegue à clínica ortopédica com a mandíbula realmente travada, o dentista poderá fazer uma movimentação local puxando a mandíbula para reposicionar o côndilo para o lugar correto.

Caso não haja travamento, é preciso apenas que haja um relaxamento dos músculos, assim o côndilo voltará ao normal. Uma placa colocada em clínica de ortopedia pode ajudar nesse processo. Em casos recorrentes, o dentista da clínica ortopédica pode sugerir uma cirurgia para evitar que o problema torne a ficar se repetindo. Ao se submeter ao procedimento em clínica de ortopedia, o paciente deve ter os cuidados básicos após uma cirurgia bucal, como alimentação líquida e pastosa para evitar o impacto mastigatório na mandíbula. O paciente deve evitar abrir muito a boca.

Ortodontia: alinhamento dos dentes e correção de problemas

Não é incomum que uma pessoa com problemas na face em busca de uma clínica de ortopedia também apresente problemas de desalinhamentos nos dentes também. Nesse caso, se a clínica de ortopedia tiver um serviço completo, provavelmente haverá também à disposição um profissional especialista em ortodontia para executar um trabalho integrado que envolve a colocação de aparelhos.

Ao procurar uma clínica de ortopedia para avaliar problemas faciais, sejam ósseos ou de musculatura, mesmo que ainda não haja nenhum problema de desalinhamento visual dos dentes, os pais de uma criança ou adolescente podem ser encaminhados pelo profissional para fazer uma avaliação da criança em uma área que vem se destacando muito: a ortodontia preventiva. O objetivo desta especialidade é acompanhar o nascimento da nova dentição a fim de antever problemas que possam surgir, oferecendo um tratamento preventivo, evitando, assim, agravamentos. O ideal é o acompanhamento pela ortodontia preventiva, que deve começar entre os cinco e os doze anos de idade, mas também é possível interceptar os problemas ou corrigi-los posteriormente ao procurar uma clínica de ortopedia e ortodontia.

clínica de ortopediaA ortodontia interceptativa é aquela que vai atuar para evitar o agravamento de um problema dental que não foi evitado com a ortodontia preventiva. Os desalinhamentos de dentes, apinhamentos e outros problemas já instaurados, que podem estar afetando a face, fazendo com que a pessoa procure uma clínica de ortopedia, deverão ser tratados pela ortodontia corretiva. A maioria dos casos são solucionados mediante o uso de aparelhos fixos que fazem uma pressão muito maior sobre os dentes, fazendo com que cheguem ao lugar desejado.

Um dos problemas mais comuns encontrados pelo ortodontista é a mordida cruzada, que pode causar impacto no maxilar, fazendo com que haja necessidade de acompanhamento em uma clínica de ortopedia com o ortopedista funcional. Na mordida normal os dentes se encaixam perfeitamente um sobre o outro, com os superiores à frente. Na mordida cruzada, os inferiores ficam à frente, o que pode causar danos ao maxilar, gerando a necessidade de intervenção em uma clínica de ortopedia.

A mordida cruzada pode ser facilmente resolvida quando diagnosticada em crianças bem no período de troca de dentição pois, os danos não se estenderam ainda ao ponto de ser necessária uma intervenção de ortopedia funcional, disponível em clínica de ortopedia. Na fase adulta, a correção da mordida cruzada é bem mais complexa e os danos causados por esse problema pode ter sido muito agravados. Nesses casos, o tratamento em uma clínica de ortopedia é essencial. O tratamento da mordida cruzada na infância pode ser feito com exercícios e aparelhos. Já na fase adulta, o caso pode demandar até mesmo uma cirurgia.

Os aparelhos dentários podem ser fixos e móveis, já os aparelhos ortopédicos costumam ser móveis. Os usos de cada um deles estão condicionados aos problemas que cada paciente apresenta. Ao procurar uma clínica de ortopedia que também tenha os serviços de um ortodontista à disposição, ambos os profissionais podem discutir soluções para fazer um trabalho completo no caso de pacientes que precisam de cuidados de ambas as áreas. Alguns dos aparelhos que podem ser usados são:

  • Nivelador;

  • Mantenedor de espaço;

  • Reposicionador de mandíbula;

  • Amortecedor;

  • Expansor;

  • Contentor.

Os niveladores são uma alternativa removível ao aparelho fixo, oferecendo a vantagem de uma alimentação menos desconfortável e uma melhor higienização bucal. O mantenedor de espaço é usado para separar os dentes que estão grudados. Essas são algumas das opções ortodônticas. Em uma clínica ortopédica, é possível que seja usado, por exemplo, o reposicionador de mandíbula, usado na parte superior da mandíbula para promover um fechamento adequado. Esse modelo é comumente usado no tratamento das disfunções de ATM, evitando, assim, a necessidade de procedimentos cirúrgicos.

clínica de ortopediaOs outros aparelhos móveis são o amortecedor, que objetiva afastar bochechas e lábios dos dentes, o expansor, que serve para aumentar o palato por meio de pressão exercida no céu da boca, expandindo-a, e o contentor, que ajuda no reposicionamento dos dentes. Esses aparelhos são de uso ortodôntico, mas ajudam em problemas de ordenamento facial, como a mordida cruzada, que se não for corrigida, pode trazer problemas mais graves. Ao procurar uma clínica de ortopedia, o paciente pode ser encaminhado ao ortodontista, caso tenha algum no local, para uso dos aparelhos mais adequados.

Havendo necessidade de integração entre o tratamento realizado em uma clínica de ortopedia e o tratamento ortodôntico, a indicação de um aparelho fixo será muito provável. O aparelho deste tipo é composto por fios, bandas, que sustentam o aparelho, encaixadas em volta dos dentes e braquetes, que são as pecinhas que ficam à frente dos dentes, transpassadas pelos fios. O aparelho fixo é reajustado uma vez ao mês, e a pressão das peças sobre os dentes fazem com que os dentes se alinhem. Em conjunto, o paciente que necessitar deve estar procedendo em paralelo o tratamento em clínica de ortopedia.

Para quem precisa aliar o tratamento ortodôntico às visitas à clínica de ortopedia, o uso do aparelho fixo pode ser um incômodo, uma vez que é difícil disfarçar sua existência. No entanto, o mercado já oferece hoje alternativas como o aparelho transparente. Inicialmente adotados em casos de menor complexidade, os aparelhos transparentes hoje oferecem resultados satisfatórios para tratamentos complexos, que envolvem a ortodontia e até mesmo a ortopedia facial, feita em clínica de ortopedia.

O aparelho transparente é projetado e impresso em 3D a partir de um plástico resistente. O aparelho se assemelha às moldeiras usadas em clareamentos dentais. O molde é feito de maneira totalmente individual, semelhante ao que ocorre com os aparelhos usados em uma clínica de ortopedia facial, já que cada paciente tem medidas únicas e o aparelho precisa se encaixar perfeitamente para atingir o objetivo desejado. É possível que o dentista apresente ao paciente um planejamento em 3D do resultado final.

A maior vantagem do uso do aparelho transparente diz respeito a uma ordem estética. O aparelho convencional não é muito discreto, e mesmo com o uso de braquetes transparentes, sua presença é perceptível. O aparelho transparente pode ser removido, o que faz muita diferença em ocasiões sociais. Além disso, a limpeza do aparelho torna-se muito mais eficaz. Em um tratamento de ortopedia funcional, feito em clínica de ortopedia, o paciente que usa aparelho transparente certamente sairá em vantagem pois, poderá remover um dos dois quando desejar, já que o uso de dois aparelhos combinados por se tornar desagradável.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba