O dentista especialista em canal e sua importância
Quando se fala em cuidados com a saúde, muita gente nem pensa na boca e nos dentes e na infinidade de problemas que eles podem apresentar se não forem seguidos os cuidados corretos, com escovação, uso de fio dental e um bom acompanhamento odontológico. No entanto, esses cuidados com a boca e com os dentes também devem ser classificados como cuidados com a saúde, e precisam ser levados mais à sério pelas pessoas. Sua importância é imensa. Afinal, a saúde bucal tem função essencial no nosso organismo e, se não estiver em perfeitas condições, pode trazer inúmeras complicações que poderiam ser evitadas.
Nossa saúde bucal tem grande importância na nossa qualidade de vida. Dor de dente, como muitas pessoas que já sofreram com ela, já sabem é amplamente considerada uma das piores dores que uma pessoa pode sentir. Isso porque a dor de dente pode ser extremamente incômoda e persistente e quase sempre interfere em tarefas simples e frequentes do dia a dia, como a mastigação, por exemplo. Outro ponto é que se a saúde bucal não é cuidada da forma correta, nossa boca pode se tornar uma grande porta de entrada para infecções, microorganismos, bactérias e outros problemas. Tudo isso pode interferir muito na rotina das pessoas. Entre os problemas bucais, há muitos que se destacam por serem mais conhecidos pela população, em geral. Entre esses problemas que as pessoas conhecem mais, é possível citar alguns como, por exemplo:
-
As cáries;
-
Os dentes tortos que podem ser consertados com o uso de aparelhos ortodônticos;
-
Gengivite e periodontite, que atingem a gengiva;
-
Problemas de dentes muito danificados ou com algum tipo de infecção profunda, que pedem por um tratamento de canal.
No caso deste último exemplo, o ideal é que a pessoa procure um dentista especialista em canal. Assim, a pessoa poderá ficar mais tranquila em relação ao tratamento, já que está se consultando com um especialista no problema. É interessante procurar um dentista especialista em canal porque o tratamento de canal, de modo geral, é um dos tratamentos odontológicos que mais colocam medo nas pessoas. Muita gente ainda tem medo de dentista e, quando a consulta acaba tendo que envolver o tratamento de canal, a pessoa se assusta. Afinal, envolve anestesia e mexe com a polpa do dente, que é a sua parte mais interna. No entanto, não há motivos para entrar em pânico. O dentista especialista em canal, se for um profissional realmente qualificado, saberá o que fazer e o tratamento de canal deve ocorrer sem maiores complicações.
Como já dito, os problemas bucais que podem aparecer são inúmeros. Eles vão desde os mais simples de tratar, como as cáries, até os mais complexos, que podem levar até mesmo a perda dos dentes e a infecções mais graves. Todos esses problemas podem atrapalhar a rotina e bagunçar a vida do paciente. Mas, felizmente, muitos dos problemas odontológicos têm tratamento e complicações podem ser evitadas se o indivíduo tiver a devida cautela. Por isso não se pode esperar ao se constatar que há algo errado em sua boca. É preciso ir ao dentista imediatamente para que seja iniciado o tratamento e para que não haja complicações do quadro do paciente. Portanto, se houver a necessidade de um tratamento de canal, o paciente deve procurar logo um dentista especialista em canal.
Um tratamento de canal também é conhecido como tratamento endodôntico, porque é realizado na parte interna do dente. O dentista especialista em canal também pode ser conhecido como endodontista. A endodontia é uma especialidade da odontologia, mas ela não é a única, como poderá ser visto no próximo tópico sobre dentista especialista em canal.
Dentista especialista em canal e outras especialidades da odontologia
Como já mencionado no tópico anterior, a endodontia é uma especialidade da odontologia, e essa especialidade envolve o dentista especialista em canal. Isso porque a endodontia se dedica ao estudo da polpa dentária, que é a parte mais interna do dente, além de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais ao redor. Além da endodontia, há muitas outras especialidades da odontologia que são reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Cada uma dessas especialidades reconhecidas realiza um serviço diferente, ou seja, cada uma delas atua em uma área diferente da odontologia. Além da endodontia, é possível citar algumas outras especialidades como, por exemplo:
-
Periodontia;
-
Ortodontia;
-
Dentística;
-
Odontopediatria;
-
Radiologia odontológica.
Ao buscar marcar uma consulta em um consultório odontológico para ser avaliado e tratado por um dentista especialista em canal, é necessário que a pessoa se certifique que a endodontia seja uma das especialidades odontológicas cujos serviços são oferecidos pelo consultório. Ou seja, dependendo das necessidades de cada paciente, ele pode querer se certificar de que o consultório odontológico no qual ele irá ser atendido tem ou não uma, ou outra especialidade.
Sintomas que indicam a necessidade de consultar um dentista especialista em canal
Ao falar sobre um tratamento de canal, em um primeiro momento, é interessante que o paciente saiba porque esse tratamento ocorre. Ou seja, é interessante que ele tenha um mínimo de noção do que está acontecendo com os seus dentes dentro de sua boca para que seja necessário consultar um dentista especialista em canal. É muito provável que o que você, leitor, esteja se perguntando mesmo nesse momento é: quando um tratamento com um dentista especialista em canal é considerado necessário?
A consulta com um dentista especialista em canal é necessária quando um dente está muito danificado ou apresenta uma infecção muito profunda, causando dano à polpa dentária, que é a parte de dentro do dente. Essa situação pode ser causada por cáries muito profundas ou por fraturas, ou traumas dentários que possam ter deixado a polpa exposta a infecções. Quando acontecer alguns desses casos, serão percebidos alguns sintomas pelo indivíduo e serão esses sintomas que vão indicar que uma consulta com o dentista especialista em canal deve ser marcada para que ele avalie a situação e inicie o tratamento.
É comum que muita gente se pergunte como é possível saber que está na hora de consultar um dentista especialista em canal. Mas como saber quando há um problema em nossos dentes? A resposta é simples. Estando sempre atento à nossa saúde bucal e a eventuais sintomas ou sinais que o nosso corpo possa dar de que não está tudo bem, de que algo está errado. É o dentista quem irá fazer o diagnóstico do paciente e avaliar se o tratamento de canal é necessário ou não. Mas, antes de recorrer ao dentista, o indivíduo provavelmente perceberá alguns sinais que indicam que algo está errado com a sua saúde bucal.
É muito importante estar sempre atento a detalhes estranhos ou não usuais em nossa boca pois, é assim que conseguimos identificar os sinais. Esses sinais são os sintomas de que algum dente do indivíduo precisa de tratamento de canal. A pessoa pode identificar se ela necessita ir fazer essa consulta com o dentista especialista em canal com a observação de alguns sintomas básicos que podem aparecer e que, muitas vezes, podem ser bem irritantes. Entre esses sintomas básicos, estão:
-
Dor e/ou incômodo ao mastigar os alimentos;
-
Dente dolorido;
-
Alteração da cor dos dentes (observar se a cor do dente está diferente do usual ou se destaca por estar muito diferente da cor dos dentes em volta);
-
Dentes com sensibilidade exacerbada a comidas muito geladas ou muito quentes;
-
Rachaduras ou fraturas nos dentes.
Se o paciente observar que apresenta mais de um dos sintomas listados acima, é muito provável que seja necessário realizar um tratamento de canal mesmo. Ou seja, isso significaria que está na hora de correr atrás de um bom dentista especialista em canal. Portanto, é a partir da observação desses sintomas que é possível que o paciente comece a desconfiar de que será necessário realizar algum tipo de procedimento com um dentista. E, a partir daí, o ideal é que ele vá atrás de um profissional da odontologia imediatamente, sem esperar pois, os seus problemas bucais podem acabar se agravando. O dentista deve sempre ser de confiança e, é claro, deve ser realmente qualificado, para que a consulta e o tratamento ocorra de modo correto e sem sustos.
Encontrando um bom consultório com dentista especialista em canal
Não é novidade que se uma pessoa precisa se submeter a algum tipo de tratamento ou procedimento odontológico, essa pessoa precisa se certificar de que o local que ela escolheu para realizar esse tratamento ou esse procedimento seja 100% seguro. Ou seja, é preciso prestar muita atenção se o consultório onde a pessoa vai fazer a consulta com um dentista realmente tem tudo que um consultório necessita ter e que os seus profissionais realmente são de confiança e são qualificados para o atendimento odontológico. E tudo isso também continua valendo quando a pessoa busca por um dentista especialista em canal. O consultório ou a clínica que a pessoa irá escolher precisa apresentar um mínimo de infraestrutura.
É sempre importante destacar e reiterar que as idas ao consultório odontológico devem ser frequentes, para que seja realizado o acompanhamento odontológico ideal com um dentista e também para que esse dentista realize um trabalho de manutenção e prevenção de problemas na boca do paciente. Mas, é claro, o dentista precisa ser qualificado e de confiança para que esse trabalho seja realizado de forma correta e traga os resultados esperados. Por uma grande variedade de razões, é possível que nem todos conheçam um bom consultório odontológico. Pode ser que a pessoa não tenha construído o hábito de frequentar o dentista com regularidade, pode ser que a pessoa tenha se mudado, indo para um novo bairro ou uma nova cidade onde ela não conhece os dentistas, etc. De qualquer forma, o mais aconselhável é que a pessoa procure uma boa clínica dentária, tendo assim o seu dentista de confiança.
Tentar achar um bom consultório dentário pode não ser tão fácil assim. Especialmente se a pessoa morar em uma cidade muito grande, onde há inúmeras opções de consultórios diferentes. Por isso, o ideal é fazer uma pesquisa, na qual haja critérios para que a pessoa classifique os consultórios que encontrar e avalie, entre eles, qual é o melhor para suas necessidades. Nessa pesquisa, há algumas dicas de cuidados que podem ajudar a pessoa a procurar os melhores locais onde conseguir uma consulta com um dentista especialista em canal. Entre esses cuidados, estão:
-
Se certificar da qualificação dos profissionais que trabalham no local;
-
Checar qual é a reputação do consultório, ou seja, verificar se o consultório tem boas recomendações, descobrir se pessoas conhecidas já utilizaram os serviços de lá e qual é a opinião deles sobre o local;
-
Ter certeza de que a clínica ou consultório escolhido oferece a estrutura adequada, com todos os cômodos necessários e todos os equipamentos tecnológicos e instrumentos modernos;
-
Verificar se os serviços que o local oferece estão dentro do padrão de qualidade;
-
Constatar se os dentistas do local têm registros no CRO (Conselho Regional de Odontologia).
-
Descobrir qual é o custo-benefício é bom e se ele se encaixa em seu orçamento.
Todas essas dicas de cuidados são muito importantes, pois, como já dissemos aqui, a nossa saúde bucal deve ser levada muito a sério. É preciso que o acompanhamento odontológico seja feito por profissionais realmente capacitados, competentes, cuidadosos e de confiança, para que não haja nenhum susto durante tratamentos ou procedimentos. Na busca pelo melhor consultório ou pela melhor clínica dentária, o ideal é que as pessoas realmente se dediquem a pesquisar. Assim, se dedicando ao máximo, é possível que se reúna a maior quantidade de informações possível sobre cada um dos consultórios que está sendo analisado. E, quanto mais informações, melhor. Pois, daí a decisão terá um bom embasamento, o que diminui chances de haver um arrependimento no futuro.
Essa pesquisa pode ser feita de várias formas. É possível sempre conversar com conhecidos, colegas, amigos ou familiares que já conheçam bons consultórios que tenham dentista especialista em canal. Pedir a opinião deles sobre como é o atendimento em tais locais é uma boa ideia. Também pode ser feita uma verificação de como é a reputação dos consultórios. Isso pode ser feito através de uma consulta na internet, por exemplo. Há algumas coisas que são imprescindíveis e que a pessoa não pode abrir mão que o consultório apresente, como profissionais de qualidade, estrutura, equipamentos e instrumentos necessários. Além é claro, de oferecer os serviços que a pessoa precisa. Fazer essa pesquisa bem embasada é um bom primeiro passo para que os resultados alcançados com o tratamento não deixe a desejar.
Um dentista especialista em canal é muito caro?
É muito compreensível que as pessoas se preocupem com o bolso quando precisam ir atrás de um consultório que ofereça um dentista especialista em canal. Afinal, há alguns serviços que são oferecidos em consultórios odontológicos que realmente custam um pouco mais de dinheiro. No entanto, quando é necessário realizar um procedimento para resolver algum problema bucal, não há como fugir. E o ideal é que as pessoas priorizem a qualidade, a reputação, a capacidade dos profissionais ao escolher onde realizar esse procedimento, e não saia escolhendo um consultório qualquer só porque o local cobra barato.
O preço a ser cobrado pelo dentista especialista em canal não deve estar entre as prioridades do indivíduo ao procurar por um bom consultório. Ele deve garantir, primeiro, que o local que ele irá escolher tem todos os outros fatores imprescindíveis antes de começar a se preocupar com quanto o local irá cobrar e se esse valor irá ou não caber dentro de seu orçamento. Isto é, o mais importante aqui seria que o consultório tivesse toda a infraestrutura necessária, além de profissionais capacitados. Tudo isso para que o paciente não seja colocado em risco pois, saúde bucal é coisa séria. Alguns fatores imprescindíveis são:
-
Que os funcionários sejam bons profissionais;
-
Que exista a estrutura necessária, com salas, equipamentos e instrumentos tecnológicos;
-
Que o atendimento seja feito com eficiência e rapidez;
-
Que exista um atendimento humanizado.
Quer dizer, o preço cobrado por cada consultório para realizar consultas e procedimentos com um dentista especialista em canal, apesar de ser importante, não deve ser a prioridade. Afinal, um serviço que é barato pode não ter tanta qualidade assim. E, apesar daquele ditado de que “dinheiro não nasce em árvore” ser verdade, não podemos brincar com nossa saúde dessa forma. Também não é possível dizer com certeza qual seria o preço de um atendimento com dentista especialista em canal, cravando um valor exato. Isso porque cada atendimento vai ser único, porque cada paciente é diferente do outro e cada caso é um caso. Cada paciente poderá apresentar um quadro mais ou menos grave, o que faz com que o preço que será cobrado pelo tratamento também varie.
De modo geral, é muito importante a reiteração de que o preço deve ser a última preocupação ao tentar encontrar um bom dentista especialista em canal. É preciso sempre garantir os pontos listados acima primeiro, para depois se preocupar com orçamento.
Cuidados para evitar a necessidade de consultar um dentista especialista em canal
Pode parecer esquisito para algumas pessoas, mas muita gente ainda tem muito medo de ir ao dentista. Se for necessário ir a um dentista especialista em canal então, nem se fala. Daí fica muito pior. Só de pensar nessa hipótese, muito provavelmente quem tem medo já deve se arrepiar inteiro. Isso porque é muito comum que as pessoas ainda pensem em um tratamento de canal como algo que vai doer, que vai ser muito demorado e sofrido. Mas não é desse jeito. Geralmente, o tratamento com um dentista especialista em canal pode ser feito em uma sessão ou em até duas sessões. Como já explicado, cada caso é um caso portanto, pode ter variação quanto a isso. Há casos um pouco mais graves que podem levar um pouco mais de tempo.
No entanto, sempre é bom lembrar que há maneiras de se evitar tudo isso. As pessoas não precisam ter medo de dentista. Aliás, elas precisam frequentar o dentista com regularidade, para que seja feito um trabalho de prevenção e para que ele identifique logo se houver algo errado, como dentes com a polpa danificada e infecções. Dessa forma, o tratamento já é logo iniciado e pode ser mais simples. Já as pessoas que nunca vão ao dentista podem chegar a apresentar um quadro mais complexo pois, pode ser que os sintomas só sejam percebidos depois de um tempo, fazendo com que o problema se agrave. Isso faz com que o tratamento seja mais demorado e até pode ser que, seja mais complicado. Por isso o acompanhamento odontológico é tão importante.
Além disso, hábitos que fazem parte de uma boa higiene bucal ajudam no trabalho de prevenção. Tal trabalho de prevenção pode ser feito através de atos simples, mas que devem ser incluídos na rotina, no dia a dia de todo mundo, para que sejam efetivos. Entre esses atos estão uma boa escovação dos dentes e o uso constante do fio dental. Ou seja, as regrinhas básicas que são ensinadas para as crianças, que evitam que se tenha problemas mais graves. O tratamento endodôntico, ou seja, o tratamento de canal, é feito quando há o dano ou a morte da polpa do dente. Mas esses danos também podem ser evitados com alguns cuidados bem simples que evitam que a situação chegue nesse ponto. Entre esses cuidados, estão, é claro, a higienização bucal. De modo geral, a higienização bucal engloba:
-
Uma boa escovação dos dentes, que é recomendada pelos dentistas pelo menos três vezes ao dia, ou após as refeições e antes de dormir;
-
Escovação da língua;
-
Uso fio dental todos os dias, fazendo uma boa limpeza entre os dentes e a gengiva;
-
Fazer bochecho com enxaguante bucal para finalizar, para auxiliar a desinfetar a boca e prevenir o mau hálito.
Seguindo todas essas regrinhas, o indivíduo garante que sua saúde bucal esteja em dia e previne futuras possíveis dores de cabeça com problemas bucais. Apesar de serem simples, os cuidados com a higiene bucal tende a serem esquecidos por muita gente. Por isso é sempre bom lembrar de sua importância e de como eles ajudam a prevenir problemas muito mais graves.