Funções do dentista especialista em protese
O dentista especialista em protese tem como meta principal a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos, ou a reposição de dentes ausentes visando a manutenção das funções do conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns, tendo como característica constante a participação da mandíbula (sistema estomatognático), proporcionando ao paciente a função, saúde, conforto e a estética.
O dentista especialista em protese tem como sua área de competência o diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle dos distúrbios crânio-mandibulares e de oclusão, através da prótese fixa, da prótese removível parcial ou total e da prótese sobre implantes, atividades de laboratório necessárias à execução dos trabalhos protéticos, processos e técnicas de confecção de próteses fixas, removíveis parciais e totais como substituição das perdas de substâncias dentárias e paradentárias, procedimentos necessários ao planejamento, confecção e instalação de próteses sobre implantes, manutenção e acompanhamento da reabilitação.
Materiais usados pelo dentista especialista em protese
Para ter a sua disposição modelos de trabalho de próteses, pelo método convencional, o dentista especialista em protese necessita sempre de um molde resultante da manipulação de algum tipo de material de moldagem, como o alginato, poliéster, silicone de condensação ou de adição que por sua vez deverão ser vazados, normalmente por uma categoria específica de gesso.
A confecção de da prótese dentária, nesse modelo, será executado o trabalho de cunho e de forma artesanal. Cabe lembrar que o processo de construção de uma prótese de precisão é suscetível a distorções inerentes a esses materiais e procedimentos utilizados. Visando o problema, é preciso muito esforço e conhecimento técnico-científico do dentista especialista em protese e do técnico de prótese dentária que tem como objetivo garantir a prótese com requisitos clinicamente aceitáveis. Entre os tipos de prótese mais confeccionadas estão:
- Dental fixa;
- Dentária Removível;
- Maxilofacial;
- Sobre implantes.
Escolhendo o dentista especialista em protese
O dentista especialista em protese informa em primeiro lugar, o que determina a escolha de uma prótese fixa ou móvel é o histórico clínico e médico do próprio paciente. Depois, há em ambas opções requisitos mecânicos, estéticos e biológicos específicos, se há preferência por estética e conforto, a mais indicada é a fixa, pois as parciais perdem nesse quesito. Mas se o desejo é reduzir custos, a melhor é optar pelas próteses removíveis.
Um modelo confeccionado pelo dentista especialista em protese, é aquela em que toda arcada dentária inferior, superior ou ambas, serão substituídos artificialmente por uma prótese total, sendo popularmente chamada de dentadura, cabendo aos técnicos em prótese confeccionar as próteses a partir de moldes feitos pelos cirurgiões dentistas. O termo prótese dentária também é usado para se referir ao artefato, o qual, se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
Muitos idosos, devido a não haver antigamente o tratamento adequado dos dentes e sendo um procedimento estético caro para os padrões anteriores, optaram pelas dentaduras. Naquele tempo, não havia dentista especialista em protese e o trato dentário acessível, portanto a terapia da época, era quando ocorresse dor de dente se medicava e caso continuasse a dor, extraia o dente.