Siga esses 4 passos simples para marcar uma consulta em nossa plataforma

Digite seu endereço no banner ao lado

Digite seu endereço ou bairro no banner fixo ao lado

Confira a lista de profissionais mais bem avaliados em sua região

Confira a lista de profissionais mais bem avaliados em sua região

Mostramos a agenda dos profissionais com dias e horários disponíveis

Mostramos a agenda dos profissionais com dias e horários disponíveis

Agende sua consulta em um clique

Agende sua consulta em um clique hoje mesmo com o Consulta Ideal

Encontre o dentista mais perto de você agora mesmo!

Assim que digitar seu CEP, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Confira os benefícios de marcar uma consulta em nossa plataforma

Agendamento mais rápido

Agendamentos mais rápidos sem complicação

Encontre os melhores profissionais em um só lugar

Encontre os melhores profissionais em um só lugar

Facilidade e rapidez no atendimento

Facilidade e rapidez no atendimento

ENCONTRAR CLÍNICAS
dentista infantil
dentista infantil

dentista infantil

Iniciação odontológica: figura do dentista infantil é destaque

A procura por dentista infantil é a oportunidade perfeita para compreender de que forma o trabalho, tanto da pediatria como da odontologia, caminham juntos. São inúmeras as dúvidas que permeiam esse segmento e, portanto, orientar os pais em relação às atividades do dentista infantil é o melhor caminho para que as consultas sejam frequentes. Além disso, essa iniciação logo cedo contribui para que haja um cuidado relativo à prevenção, assim como tratamentos voltados para a idade que podem ser conduzidos pelo dentista infantil.

A família precisa, nesse contexto, ter ciência da importância de introduzir as crianças em hábitos saudáveis. Isso porque, da mesma forma que tanto a nutrição como todo o organismo precisam ser acompanhados de perto, a saúde bucal também precisa ser analisada pelo dentista infantil. A integração, portanto, mora nessa visão do corpo como um todo, e o bem-estar da criança deve ser, sempre, o principal objetivo para ela ser levada a um especialista. E no caso do dentista infantil isso não seria diferente.

Com isso em mente, é fundamental conhecer mais de perto as funções dessa figura na vida da criança e, dessa maneira, também estar ciente dos momentos nos quais o dentista infantil precisa se fazer presente. Com essa dinâmica, fica mais fácil oferecer um acompanhamento odontológico de qualidade para o pequeno desde os primeiros anos de vida, meta indiscutível de qualquer profissional da saúde. O dentista infantil tem papel indispensável nesse quesito. Portanto, seguir à risca suas recomendações, em diversos critérios e circunstâncias, se mostra como o melhor caminho a ser escolhido.

Compreendendo a função do odontopediatra

Quando se fala sobre odontopediatria, é preciso ter em mente que o dentista infantil que atua nessa área não se resume a apenas instruir os pais em relação a possíveis dúvidas sobre a troca de dentes de leite. O profissional deve ser capacitado para conduzir uma verdadeira cultura de cuidado dental que deve acompanhar o paciente ao longo de sua vida. Ou seja, o dentista infantil é relevante para ensinar sobre a correta escovação, além de possibilitar uma assistência mais aprofundada sobre todos os aspectos que são considerados comuns nessa fase da vida.

Toda essa dinâmica tão característica é possível porque, antes de se tornar um dentista infantil especializado, o profissional precisa estudar todos os campos que englobam a odontologia quando se forma cirurgião. Com essa perspectiva abrangente, fica mais fácil que o dentista infantil consiga oferecer o suporte necessário nas especificações da idade, mas também conduza de forma mais otimizada até mesmo a transação para os dentes permanentes, por exemplo.

Outra questão a ser destacada é a forma como o dentista infantil precisa estudar o desenvolvimento bucal já na gestação. É uma dinâmica de trabalho que envolve o crescimento contínuo, as mudanças no decorrer dos anos. Para tanto, ele se volta não apenas para os aspectos de caráter fisiológicos, mas também emocional. Dessa forma, o dentista infantil consegue estar verdadeiramente apto para atender essa faixa etária.

dentista infantilTendo isso em vista, a atuação do especialista pode começar, até mesmo, como pré-natal odontológico. O objetivo, nesse momento, será instruir os pais sobre como cuidar da higiene do bebê. Quando não há esse acompanhamento prévio, o dentista infantil deve ser procurado antes dos seis primeiros meses de vida, já que a criança está em constante desenvolvimento. A partir disso, assim como é para os adultos, a recomendação é que haja uma frequência de seis meses para a volta do dentista infantil. Essa atitude é indispensável para assegurar que a criança possa crescer com um sorriso saudável e com um formato adequado

Isto posto, é preciso esclarecer que os anos iniciais são cruciais na saúde que o indivíduo terá ao longo da vida e isso também precisa ser associado ao dentista infantil. Portanto, acompanhar a saúde bucal desde muito cedo é o recomendado para evitar que problemas futuros sejam desenvolvidos ou até mesmo se antecipar a questões que podem gerar dores de cabeça. Sendo assim, é possível afirmar que o objetivo básico e primordial do dentista infantil é, antes de mais nada, contribuir para que os pequenos possam adquirir bons hábitos. E, para isso, é fundamental desmistificar a figura assustadora desses profissionais que, muitas vezes, acaba sendo incutida já na infância. Uma relação agradável entre paciente e dentista infantil terá reflexos importantes ao longo da vida da pessoa.

Dentes de leite precisam ser considerados com cuidado

Os dentes decíduos são popularmente conhecidos como dentes de leite ou provisórios. Compreender suas características é essencial para ajudar na integração entre os cuidados dos pais e a orientação com o dentista infantil. Com o acompanhamento constante do especialista, assim como o conhecimento por parte da família da cronologia de erupção dos elementos dentais nos pequenos é um bom caminho para ter uma avaliação correta do desenvolvimento, ajudando o dentista infantil a conduzir todas as ações necessárias nesse momento.

Um bom argumento que deve ser levado em consideração é o incômodo sofrido no nascimento dos dentinhos que reflete de maneira muito complicada no dia a dia do bebê. Para que essa fase não seja problemática, contar com a expertise do dentista infantil é crucial, seguindo as instruções oferecidas pelo profissional e também tirando possíveis dúvidas com ele. Com isso em mente, alguns sintomas podem ser observados e normalmente associados ao momento do aparecimento dos primeiros elementos dentais, deixando a criança incomodada e os pais em alerta. Dessa forma, o dentista infantil pode ressaltar alguns indícios importantes que não devem passar despercebidos, como:

  • Irritabilidade;

  • Salivação aumentada;

  • Febre;

  • Diarreia;

  • Gengivite;

  • Apetite diminuído;

  • Erupções cutâneas;

  • Tosse e vômitos;

  • Corrimento nasal;

Com a instrução do dentista infantil, a utilização de pomadas com anestésicos de uso local, por exemplo, assim como a recomendação de analgésicos em algumas situações específicas podem servir para aliviar mais intensamente os sintomas. Ou seja, a presença do dentista infantil dá maior confiança e segurança para que o bebê consiga lidar com essa etapa sem grandes danos ou problemas, em geral. Um ponto que deve ser levado em consideração pela família ao pensar no bem-estar da criança, deixando-o mais calmo e saudável, fazendo com que ela passe por essa situação respeitando o seu tempo, mas sem que seja uma experiência tão sofrida.

Pensando agora na duração que esses dentes costumam ter, a média da dentição decídua costuma ir até os seis anos de idade, momento no qual o primeiro molar permanente desponta no sorriso do indivíduo. Nesse momento, a presença do dentista infantil também é requisitada. Afinal, com um acompanhamento sendo realizado desde o início, fica mais fácil que todas as instruções sejam conhecidas. Dessa forma, como esse elemento dental muitas vezes surja sem que seja percebido pelos pais, já que está em uma localização mais afastada, o dentista infantil ajudará nos cuidados relativos à higiene, que passarão a ser mais trabalhosos.

É preciso, ainda, ter consciência que, em alguns casos, o paciente pode sofrer de uma condição rara conhecida como “anodontias”. Essa nomenclatura indica a não formação dos dentes de leite e podem ser parciais ou totais. Ter o suporte do dentista infantil, novamente, é uma garantia precisa nessas situações. Além disso, algumas crianças também podem nascer já com algum dente ou apresentá-lo alguns dias depois de nascer. Portanto, é de suma importância que o dentista infantil avalie o pequeno e, assim, avalie todos os aspectos que precisam ser considerados, desde os riscos a outras possibilidades, contribuindo sempre para o bem-estar do paciente.

Tendo ciência de algumas característica significativa dos dentes de leite, também é preciso destacar a forma como o dentista infantil recomenda que se faça a higienização bucal nessa etapa. Usando, no primeiro momento, uma gaze embebida em água filtrada ao menos três vezes ao dia, essa ação deve ser realizada para preservar os elementos dentais, gengiva, bochecha e língua. Com a erupção dos dentes posteriores, os molares de leite, o dentista infantil também passará a sugerir a introdução de uma escova adequada para o paciente. Ela deve possuir uma cabeça pequena, além de cerdas bem macias capazes de limpar as superfícies dentárias.

dentista infantilOutra questão que deve ser abordada e não pode passar despercebida pelos cuidados do dentista infantil se refere, justamente, à redução da amamentação e a forma como os hábitos alimentares também têm grande influência na odontologia. Para os pais que acreditam que nessa fase os pequenos não serão acometidos por cáries, é preciso esclarecer que não é assim. Com o dentista infantil, fica evidente as ocorrências das chamadas “cáries de mamadeira”. Afinal, ao inserir, por exemplo, apenas a mamadeira antes de dormir e não realizar os hábitos recomendados, o paciente fica mais suscetível a ser acometido pelo problema.

Outro aspecto que precisa ser avaliado pelo dentista infantil se refere também à estrutura do dente que acabou de nascer. Mesmo os permanentes, os elementos dentais ainda não estão completamente mineralizados, o que os tornam mais propensos ao aparecimento de cáries. São inúmeros detalhes que precisam ser avaliados pelo dentista infantil. Por isso, é imprescindível destacar o quanto essa inclusão do profissional na rotina da criança, estudando suas características e rotinas, se torna um fator importante para atingir a tão almejada saúde bucal. O dentista infantil é essa figura e não pode ser dispensada.

Problemas corriqueiros devem guiar recomendações

Em vista de todos os aspectos abordados que revelam a importância do dentista infantil, o recomendado é que haja um trabalho cuidadoso com alguns problemas que se estabelecem com recorrência, atingindo os pacientes dessa idade. Diante disso, o dentista infantil pode destacar duas enfermidades preocupantes nesse setor. São elas: cáries e acúmulo de placas bacterianas. Enquanto a primeira acontece por diversos motivos, a segunda acaba surgindo por problemas considerados normais, já que dificuldades ao escovar os dentes e realizar a higienização completa podem ser prejudiciais. Reforçando, novamente, a necessidade de integrar as recomendações do dentista infantil. Para que a placa não evolua para a cárie, assim como outros problemas não se desenvolvam.

A nutrição e a rotina alimentar também pode ter grande impacto na saúde bucal. Por essa razão, a recomendação para que questões comuns não virem rotina na vida do pequeno se estabelecem pela integração entre dentista infantil e o nutricionista. Uma alimentação saudável, que evite doces e pratos em geral com alta concentração de açúcar, além de contribuir para evitar obesidade, também ajuda na saúde dos dentes. Por esse motivo, é tão fundamental que o dentista infantil também se apresente nesse aspecto.

Como os problemas podem aparecer no período que compreende as visitas regulares ao dentista infantil, é imprescindível que os pais estejam atentos para alguns sinais que alertam para a incidência de cáries. Indícios como manchas brancas e opacas principalmente na região próxima da gengiva, podem ser recomendações para que a família recorra ao dentista infantil com certa urgência.

Afinal, mesmo se tratando de dentes de leite, é preciso que o tratamento ocorra de forma imediata, já que as dores podem incomodar de forma intensa e, além disso, evitando que o dentista infantil precise recorrer ao tratamento de canal. As disfunções relacionadas à idade não devem ser ignoradas desde o início do acompanhamento com o dentista infantil. Sua atuação, portanto, deve ser levada à sério, reforçando, novamente, a necessidade de construir uma relação de confiança entre o indivíduo e o dentista infantil. Só assim será possível atingir níveis consideráveis de sucesso em relação ao bem-estar do paciente como um todo.

Oclusão é questão que deve ser antecipada

Porém, esses não são os únicos impasses que precisam ser cuidados pelo dentista infantil. O encaixe dos dentes também se configura como um problema que deve ser destacado já na infância e, com esse cuidado, tratado o quanto antes pelo dentista infantil. São estabelecidos como alguns dos tipos de oclusão disforme: mordida profunda, cruzada e aberta. Para corrigir essa disfunção, o dentista infantil recorre à ortodontia através dos mais diversos aparelhos disponíveis no mercado.

É justamente aí que mora a necessidade da ortopedia funcional precoce como ações preventivas sugeridas pelo dentista infantil. Além do encaixe, o posicionamento dentário também é um fator a ser cuidado. Para tanto, são implementadas intervenções capazes de impedir que o caso acometa o paciente ou mesmo que ele progrida. Com isso em mente, a prevenção proposta pelo dentista infantil com esse objetivo consiste, basicamente, em influenciar e analisar o desenvolvimento do pequeno, se antecipando às suas consequências. À vista disso, ainda na dentição decídua, é viável evitar os efeitos negativos levantados pelo dentista infantil. Dentre os quais:

  • Desequilíbrios mastigatórios;

  • Atrofias de arcadas;

  • Problemas nas articulações têmporo-mandibulares;

  • Assimetrias faciais;

  • Alterações de desenvolvimento.

Ao constatar e tratar as alterações ainda no início do desenvolvimento da criança, o dentista infantil consegue frustrar o aparecimento de dilemas considerados mais complexos e severos na dentição permanente. Dessa forma, o acompanhamento realizado por meio das indicações do dentista infantil pode ser considerado o grande responsável por simplificar de maneira eficiente, ou até mesmo eliminar, a necessidade de utilização dos tão temidos aparelhos ortodônticos no futuro. Além disso, o dentista infantil também tem parte na redução da necessidade de extrações de elementos dentais, como os pré-molares, sugestões comuns nas quais o indivíduo não possui o espaço adequado para que ela se desenvolva.

Continuando com as adversidades que podem ser evitadas com essa atuação indispensável do dentista infantil, a imposição de cirurgias ortognáticas também passam a não ser uma realidade. Ou seja, a função do especialista se mostra como um aspecto fundamental para que a saúde bucal do paciente possa ser desenvolvida com todo o cuidado e com ações preventivas otimizadas que garantam isso. Sendo assim, o dentista infantil se coloca como facilitador para que toda a vida e o futuro da pessoa possa ser levada com o mínimo de preocupações relacionadas ao seu bem-estar.

Crianças com necessidades especiais também são atendidas

Se qualquer criança demanda por atenção e cuidados específicos, aquelas que possuem necessidades especiais passam a ser um desafio relevante para o dentista infantil. Afinal, elas precisam que todas as suas demandas sejam atendidas para melhorar potencialmente sua qualidade de vida. É comum, porém, que nesses casos os recursos sejam voltados unicamente para a assistência médica. Ainda assim, o dentista infantil também deve despontar como uma perspectiva de melhoria.

Isso acontece porque é comum que esse público, em muitos casos, acabe sendo mais propenso a sofrer com impropérios odontológicos com mais incidência do que as demais crianças. Por conseguinte, o dentista infantil não deve ser ignorado pela família. Ao contrário, os pais precisam sabem que a saúde do pequeno também deve ser vista sob um prisma de importância indispensável. Com isso em mente, as recomendações do dentista infantil precisam figurar como ações incorporadas no dia a dia.

dentista infantilTendo essa questão já estabelecido, é preciso definir qual o público que está enquadrado nessa definição. Segundo a Academia de Odontopediatria dos Estados Unidos, são crianças que possuem problemas físicos crônicos, de desenvolvimento, comportamental e, até mesmo emocional. Ficando, portanto, bem estabelecido a necessidade de uma boa formação entregue pelo dentista infantil. Isso porque geralmente esses pacientes têm limitações que afetam as suas atividades cotidianas, requerendo uma assistência odontológica mais abrangente. Dentre as condições que podem ter forte contribuição do dentista infantil para ajudar os pequenos, é possível citar:

  • Síndrome de Down;

  • Distúrbios neurológicos;

  • Paralisia cerebral;

  • Deficiência de visão e audição;

  • Deficiências de aprendizagem e desenvolvimento.

Vendo dessa forma, distúrbios genéticos, por exemplo, devem ser encarados pelo dentista infantil com a possibilidade de atrasos na erupção dentária, chegando a até dois anos. Além disso, os pacientes também podem apresentar dentes malformados, erupção de elementos extras ou até mesmo a falta deles. Desse modo, o dentista infantil soa o alerta em relação às doenças gengivais e cárie que podem surgir graças à aglomeração ou mesmo alinhamento errado, prejudicando a manutenção dos dentes limpos. Já quanto às doenças mentais graves ou mesmo sobre a paralisia cerebral, os pequenos podem chegar a ranger os dentes, fazendo com que eles sejam mais achatados e vão, gradualmente, destruindo o esmalte. Aspecto esse que também não deve ser ignorado graças ao acompanhamento cuidadoso do dentista infantil.

O sistema imune da criança, assim como distúrbios do tecido conjuntivo também podem ter influência no aparecimento de cárie e doenças periodontais. Um fator que precisa ser vislumbrado pelo dentista infantil se refere à quantidade de açúcar presente nos medicamentos. Eles também podem deixar a boca seca, tornando o ambiente extremamente propício para o aparecimento de cárie. Com isso em mente, são muitos pormenores que precisam ser considerados pelo dentista infantil para tentar minimizar, ao máximo, as consequências negativas que tanto os tratamentos de outros setores como o próprio desenvolvimento pode causar ao paciente.

Assim como as demais crianças, o público que possui alguma necessidade especial deve encontrar o dentista infantil rapidamente para a realização de todos os fatores indispensáveis. Eles serão capazes de avaliar todo o progresso dentário do pequeno paciente, além de ajudar a ele e a família a criar rotinas que possam colaborar para que a atenção seja adequada. Com uma atuação realizada com toda a maestria necessária por parte do dentista infantil, é possível abrir diversas possibilidades para que a criança tenha um bem-estar bucal considerado bom. Ou seja, uma equipe de saúde integrada, que pensa em cada fator que possa comprometer a maneira como esse indivíduo desenvolverá seu próprio corpo, também deve estabelecer como meta a garantia de um sorriso saudável e que possa refletir toda a alegria dessas pessoas.

Observando, portanto, toda a responsabilidade que fica a cargo do dentista infantil, fica evidente o quão importante é contar com sua parceria independente das limitações do paciente. É por meio dessa ajuda desde cedo que o indivíduo cria uma relação com o dentista infantil que terá reflexos definitivos na forma como a pessoa cuidará de roto aspecto odontológico dali para frente. Assim como atividades físicas, alimentação saudável e a medicina preventiva são considerados fatores cada vez mais incutidos na cultura e na rotina de todos, as visitas ao dentista infantil e a importância da saúde bucal - tendo em vista os seus reflexos e consequências quando há falta de cuidado - também não devem ser dispensadas.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba