Distúrbios tratados pelo dentista periodontia
Periodontia é o tratamento realizado pelo dentista periodontia visando a melhoria de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva, sendo o tecido, o qual reveste o osso e dá a sustentação aos dentes. A periodontia e raspagem, costuma ser indicado para aqueles que não fazem a higienização correta da boca ou possuem hábitos não condizentes como tabagismo, alcoolismo ou drogas ilícitas.
A má higienização, hábitos não saudáveis, e a ausência de ida ao dentista periodontia, faz a gengiva acabar perdendo às bactérias, sendo preciso o tratamento periodontal. Visando facilitar a identificação desse problema, a periodontite, que muitos conhecem como piorréia, é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana, a qual atinge cinquenta por cento dos adultos, possuindo diferentes graus, e classificada em leve, média e alta.
O dentista periodontia, sabe que o adulto, o qual apresenta algum distúrbio na gengiva pode ter contraído a inflamação gengival. A diferença entre gengivite e periodontite é que esta última se estende para os tecidos de suporte dos dentes ou seja o osso e o ligamento periodontal. Outra causa é o paciente evoluir à periodontite e tenha tártaro, evoluindo do armazenamento da placa bacteriana.
Tipos de inflamações tratadas no dentista periodontia
O dentista periodontia cuida da periodontite, sendo uma doença, se não tratada, pode ser grave a ponto de levar o paciente a perder todos os dentes. Isso deve-se em função da fragilidade óssea, a qual acontece na mandíbula. A periodontite crônica é bastante comum entre os adultos e surge em virtude do não tratamento da gengivite. Em muitos casos ocorre a perda do osso que fixa o dente.
Felizmente a periodontite agressiva é raríssima, é tratada pelo dentista periodontia, pois progride rapidamente e aparece em adolescentes e jovens. Essa categoria causa bolsas periodontais e está associada com bactérias. Também outro tipo grave é a periodontite ulcerativa necrosante, segundo o dentista periodontia, sendo um tipo gravíssima, é extremamente rápida e compromete o osso e também o ligamento alveolar. Surge de bactérias virulentas presentes em fumantes, pessoas que ingerem bastante álcool e portadores de HIV. Entre os grupos que correm mais riscos estão:
- Genética;
- Pessoas desnutridas;
- Depressivos;
- Portadores hiv;
- Sistema imunológico baixo;
- Diabéticos.
Tratando com o dentista periodontia
O dentista periodontia indica como melhor modo de lidar com a periodontia, a prevenção. Mas quando a doença ocorrer, há possibilidades cirúrgicas. Elas são realizadas na redução da bolsa periodontal, para enxertos de tecido mole e ósseo, aumento de coroa, aplicação de derivados no esmalte do dente e outras providências visando o combate efetivo. Existem programas nas clínicas que evitam a doença, basta se inscrever e seguir as instruções, este tipo de atitude sempre será o mais indicado, pois lida exclusivamente com a prevenção.
No dentista periodontia também pode-se recorrer a tratamentos não cirúrgicos como limpeza, raspagem, uso de medicamentos evitando o surgimento de bactérias. As sessões de raspagens, muito comuns, podem ser feitas de forma manual ou com a utilização de aparelhos de ultrassom. A efetividade do tratamento dependerá do estágio da doença. Ele mostrará o nível das intervenções que serão realizadas e são classificadas em básicas, moderadas ou avançadas.